Quantas vezes ouvimos alguém chamar um cantor ou um músico de Levita? Tive a oportunidade de trabalhar alguns anos com música na igreja e muitas vezes recebemos esse apelido precipitado. Biblicamente falando, é uma afirmação completamente equivocada.
O termo "levita" significa "da descendência de Levi", que era um dos filhos de Jacó. Os levitas existiam entre as 12 tribos de Israel e se comprometeram a servir somente ao Senhor (Êxodo 32:26) quando Moisés pediu aos israelitas fiéis a Deus que se aproximassem. “Levitas” era o termo usado geralmente para designar os auxiliares dos sacerdotes (embora os sacerdotes também fossem levitas) no culto e no tabernáculo (Números 3:5 a 10). Porém não tinham nenhuma ligação com a música. Como Davi era músico (I Samuel 16:23), institui essa forma de louvor no culto a Deus e incumbe parte dos levitas dessa atividade. Em I Crônicas 23, são contados 38000 levitas. Destes, 24000 eram cantores (afirmação feita pela Bíblia de Jerusalém), 6000 eram escribas e juízes, 4000 eram porteiros e 4000 eram músicos.
Podemos concluir, também, que não há privilégio ou vantagem em ser cantor ou músico em relação às demais atividades numa igreja. Embora alguns defendam que o ministério da música seja superior aos demais, visto que continuará nos céus, em nenhum momento a Bíblia afirma que a música celestial é idêntica à humana. Ao contrário, é de se esperar que seja algo completamente diferente, pois nossos corpos serão transformados, tornando-nos, provavelmente, morfologicamente incompatíveis com a execução de uma música numa guitarra ou num trompete, por exemplo. A música que aprendemos e os instrumentos fabricados são adaptados para o corpo humano e não, para um corpo celestial. Portanto, o músico e o líder do louvor possuem um talento equivalente ao da pessoa que vigia os carros ou que limpa a igreja. Cada um tem sua importância. Todos nós somos levitas (servos) e iguais perante Deus, do Pastor ao porteiro, e teremos a oportunidade de estudar música divina nos céus com o melhor dos professores: Jesus.
Referências:
Bíblia de Jerusalém
Bíblia Sagrada (João Ferreira de Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário